Resenha Como Conversar com um fascista – Marcia Tiburi

20160113_201807

Além de romances, temas literários que me atraem são crônicas brasileiras, grandes acontecimentos da História do Brasil e do mundo, cultura, animais, espiritualidade, psicologia – psicopatia, biografia, livro reportagem (fiz um neste estilo como Trabalho de Conclusão de Curso na faculdade de Jornalismo, um dia, se eu tiver coragem, falo mais sobre ele), além de ficção.

Portanto toda semana, vou tentar resenhar sobre um livro dessas categorias. E sobre Cultura História Leitura farei todas as quintas-feiras possíveis.

Começo com este livro, pois o li há pouco tempo e me chamou muita atenção. E minha história com ele foi por acaso. Fui com minha listinha de compras a uma livraria em uma das minhas noites livres e como sempre, nunca consigo me satisfazer somente com a lista e acabo comprando algum que tenha me cativado. Foi este o caso, o livro estava em uma das prateleiras, mas a cor rosa pink foi o que me fez pegá-lo, o que parece fútil, mas ao ver o tema, logo me identifiquei. Minha visão política é de esquerda e adoro conversar sobre o assunto com quem se abra para isso, claro e achei que seria um bom material de estudo. Não associei de primeira o nome à pessoa e o comprei. Só depois de uns dias, me “toquei” que a conhecia. Acompanho o programa da GNT, Saia Justa há uns anos, dependendo do elenco participativo do ano e o período que ela fez, eu assistia e já apreciava seu pensamento e diálogo. Assisto o programa ainda nos dias atuais e adoro a Maria Ribeiro, suas reflexões se assemelham as minhas, o que me levou a comprar recentemente seu livro Trinta e oito e meio , que talvez eu venha a resenhar qualquer hora, porque gostei.

Estou compartilhando Como Conversar com um fascista porque foi um livro que me abriu a mente de várias formas, o li em três ou quatro dias, não me lembro exatamente, mas ainda que não o estivesse lendo no momento, eu me “pegava” pensando nele durante o dia e ainda quando terminei o livro, continuei refletindo sobre os temas e pontos de vista abordados.

Foi um livro que o marca-texto esteve presente em muitos momentos, pois eu sabia que um dia eu gostaria de reler tudo aquilo. Fez sentido sobre muito do que penso referente a humanidade e me fez “viajar” analisando e criando novas analogias. Poderia escrever muito sobre os temas do livro, mas acho que não cabe aqui, neste momento. Só deixo registrado que me deu base para fortalecer o que eu já pensava. O indico, sem medo, sim, pois todos aqueles que se permitem pensar o novo ou o mesmo ou o velho, ganharão aprendizado. Concordando ou não (eu particularmente, concordo), acho que foi muito bem escrito e entrelaçado todos os temas apresentados. O livro sendo pequeno auxilia também o pensamento em raciocínio constante. Para mim, como pessoa, foi “super” válido. Achei incrível, ainda, a apresentação de Rubens Casara e o prefácio de Jean Wyllys (que graças a este livro e sua participação, me levou a comprar e ler Tempo Bom, Tempo Ruim, também recentemente).

Resumo do livro:

Relato sobre a posição de esquerda da escritora e como a direita se mantem, se movimenta e cala aqueles que pensam o contrário. Muito bom os temas apresentados como aborto, drogas, educação, assédio, cultura indígena, indústria cultural, mídias, novas tecnologias, homossexualidade, machismo e racismo.

“Conversar com quem não pensa como eu, eis o desafio do diálogo”, pág 144.

Próximos livros a resenhar:

CULTURA HISTÓRIA LEITURA

O diário de Anne Frank Anne Frank

O Harém de Kadafi Annick Cojean

O menino do pijama listrado John Boyne

A Casa das sete mulheres Letícia Wierzchowski

Holocausto Brasileiro Daniela Arbex

O ministro Che Guevara Tirso W. Saenz

Não há dia fácil Mark Owen

(Ainda criarei os tópicos dentro da categoria Livros como: ANIMAIS LEITURA, ESPIRITUALIDADE LEITURA, PSICOLOGIA LEITURA e BIOGRAFIA LEITURA).

Até a próxima resenha 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s