Resenha: Vamos juntas? – Babi Souza.

PhotoGrid_1463591615492

Galera – 2016 – Feminismo – 144 páginas – Nota 4.

Terminei esta leitura em 19/05, mas acho oportuno escrever esta resenha hoje, depois dos últimos fatos ocorridos neste país, em que mais do que nunca é preciso que lutemos.

Pequeno, cabendo na palma da mão. Capa graciosa e o interior mais ainda. Um livro inspirador para todos que possuem um mínimo de empatia ao próximo. Comprei porque é um assunto que valorizo e priorizo muito, todos sabem. Empoderamento feminino e feminismo. Ouvi ótimos comentários sobre a obra desde o Dia internacional da mulher em oito de março. Colorido, desenhos, escrita, box, diagramação, enfim, o projeto gráfico chama atenção pela beleza e dinamismo.

Explica como surgiu o projeto Vamos Juntas?. Como nasceu e o que representa hoje. Babi, a autora, após mais um dia em que sentiu medo ao se deslocar sozinha a noite, na volta do trabalho para sua casa, entre um transporte coletivo e outro, percebeu que assim como ela, muitas outras mulheres também sentiam medo e o estampavam nos rostos, quase correndo, assustadas e desconfiadas com tudo ao redor. Toda mulher sabe o que é isso. O medo de andar sozinha a fez pensar que seria possível o agrupamento pelo caminho com outras mulheres que compartilhavam a insegurança. Foi grata a surpresa de ver um prefácio assinado pela Márcia Tiburi, de quem gosto bastante. Explica os termos em questão, como sororidade, que o Word ainda nem reconhece como palavra, ainda. O olhar carinhoso para a mulher ao lado. Minha vontade era sair ticando as páginas tamanho meu entusiasmo com aquelas palavras.

“Por um mundo mais seguro, justo e livre, vamos juntas?” Pág. 124.

“Se um dia a gente esquece uma dor? Nunca. Mas sempre chega o momento em que ela deixa de ser mágoa e vira força, coragem, uma mulher mais forte” Pág. 33.

Sororidade = união e aliança entre mulheres, baseadas na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum” Pág. 41. Cita exemplos de como praticar na página 62. Empoderamento Feminino.

“Como a sociedade retrata momentos de fraqueza ou sensibilidade sendo ruim e associadas as mulheres”. Pág. 85. Cuidar e amar não é servir. Ser bondosa não é ser submissa. Na página 88 nos mostra atitudes empoderadas.

Dizer não a qualquer tipo de abuso e preconceito. Cita a ONG Mulheres e o Pacto global que criou os princípios de empoderamento das mulheres. Merecimento e direitos justos. O machismo institucionalizado que se perpetua é usado como desculpa para a violência contra a mulher. Não é normal ser assediada. Ser ofendida, passar por constrangimento, sentir medo, ser culpabilizada, aceitar o machismo, sexismo e a misoginia, embora tentem nos convencer do contrário.

Feminismo é o sistema dos que preconizam a ampliação legal dos direitos civis e políticos da mulher ou a igualdade dos direitos dela aos do homem” Pág. 102. Como essa palavra segue sendo desvirtuada em nosso país. Como as histórias da Disney e a família formam meninas em mulheres desempoderadas. Como o mundo coloca mulheres como rivais para que não exista união. Porque juntas, podemos mais e nossa voz ganha força. Depoimentos, linhas do tempo e exemplos de mulheres que lutaram por nós na história mundial. Babi, minha admiração genuína por você.

Quem quiser conhecer melhor minha opinião é só acessar minhas redes sociais, porque a luta contra o machismo e o preconceito nesse país é uma luta eterna. Infelizmente, sei que irei morrer sem poder presenciar o mundo que eu gostaria, mas acredito profundamente que um dia, mesmo que daqui muitas décadas, o mundo seja um lugar livre e justo para todos.

Beijos e até amanhã.

Anúncios

3 comentários sobre “Resenha: Vamos juntas? – Babi Souza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s