Resenha de Livros: Doce Perdão – Lori Nelson Spielman.

20160831_200639

Verus Editora – 2015 – Romance americano – 320 páginas – Nota 4♥♥♥♥.

Bom dia, leitores! E esse é o primeiro post do mês.

Vocês devem ter percebido que meu ritmo de leitura está mais ágil estes dias e devo isso a não estar mais estudando e também às qualidades dos livros que tenho lido, assim como a quantidade imensa que eu tenho parada na estante esperando. Este eu comprei porque gostei muito do antecessor da autora, A Lista de Brett, seu primeiro livro. Título traduzido literalmente para o português me pareceu meio bobo, apesar de bonito. Perdão é uma atitude linda e acredito que o caminho mais rápido para a evolução do ser humano. A importância do perdão é o que move as pessoas a serem melhores e deve fazer parte da vida de todos. Saber perdoar e saber pedir perdão são gestos de amor <3.

Tentei não criar muita expectativa, não sei ainda se consegui. A capa segue o mesmo estilo do primeiro livro dela, capa delicada, muito fofa, porém na cor azul que eu adoro (o outro era verde), em letras médias, não sendo muito grande o volume, portanto o conteúdo e a forma dele tornaram a leitura rápida. Incrível como desde que eu começo a ler já consigo ter uma ideia de quanto tempo vou levar pra terminar. Livro em primeira pessoa, pessoa única, a protagonista da história, Hanna. Escrita informal, ora dramática, ora hilária, consegui rir alto sozinha com ele, o que é bem positivo. Confesso que a achei muito interessante e gostei dela, mesmo percebendo o quanto ela poderia ter sido injusta, porém também injustiçada. Houve empatia. O que não posso dizer de Michael, que achei bem sem graça o tempo todo e certa raiva. O livro tem todos os ingredientes certos para ser ótimo e sucesso: trechos de drama, de romance, suspense e humor nas medidas certas, sem muitos clichês, personagens não perfeitos, com defeitos que aproximam o público e pouco detalhista, o que não cansa o leitor. Jade, Claudia, Michael, Dorothy, Jack, Stuart, Bob e Fiona são elementos importantes na história, para o bem e para o mal. Mas a mãe e o pai de Hanna são as peças fundamentais do enredo e dos questionamentos que o leitor se faz e RJ é importantíssimo para a evolução como ser humano da protagonista. Algumas reviravoltas na história também me fizeram não querer parar de ler até que terminasse a obra. Cumpriu bem o papel de me surpreender. A única ressalva que preciso fazer é quanto ao fato da mentira/verdade de Hanna, apesar de ficcional, me incomoda muito ser abordada no livro desse ângulo, pois as mulheres já têm um peso imenso e uma luta ingrata quanto a esse tipo de argumento nesses casos. Isso contribui para que se propaguem difamações às vitimas quando essas não se calarem e denunciarem. Porém sei que se trata de ficção, exemplos acontecem sem que isso se torne uma verdade, por isso, tudo bem, mas me incomodou um pouco. Além do fato de ter me faltado uma resposta que queria bastante e ficou um vazio incômodo no fim da leitura, mas entendi o ensinamento que a autora quis passar deixando algumas perguntas sem respostas.

Sinopse oficial: Hannah Farr é uma personalidade de New Orleans. Apresentadora de TV, seu programa diário é adorado por milhares de fãs, e há dois anos ela namora o prefeito da cidade, Michael Payne. Mas sua vida, que parece tão certa, está prestes a ser abalada por duas pequenas pedras… As Pedras do Perdão viraram mania no país inteiro. O conceito é simples: envie duas pedras para alguém que você ofendeu ou maltratou. Se a pessoa lhe devolver uma delas, significa que você foi perdoado. Inofensivas no início, as Pedras do Perdão vão forçar Hannah a mergulhar de volta ao passado, o mesmo que ela cuidadosamente enterrou e todas as certezas de sua vida virão abaixo. Agora ela vai precisar ser forte para consertar os erros que cometeu ou arriscar perder qualquer vislumbre de uma vida autêntica para sempre.

É isso, beijos, bom fim de semana e até Segunda-feira 😉

Anúncios

2 comentários sobre “Resenha de Livros: Doce Perdão – Lori Nelson Spielman.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s