Resenha de Livros: Milagre nos Andes – Nando Parrado.

20161023_135711

Objetiva – 2010 – Biografia – 375 páginas – Nota 5♥♥♥♥♥.

Boa tarde, leitores.

Comprei-o através do Ponto de leitura que traz a publicação do livro integral em formato de bolso e com preço mais acessível. Minha vontade de lê-lo deve-se ao filme “Vivos” da década de 1990, ambos baseados em fatos reais. Tentei encontrar à venda o livro “Sobreviventes”, escrito pouco tempo após o resgate deles e que conta com os relatos dos sobreviventes e pelo que pesquisei trata-se de um livro bem completo e detalhado, mas não encontrei mais disponível para comprar. Porém, este livro atendeu as minhas expectativas. Os fatos narrados são bem similares ao do filme, disponível no Youtube com o nome mencionado acima para quem tiver interesse. Vários acontecimentos seguem o mesmo roteiro. Achei o filme bem fiel aos acontecimentos reais. Uma biografia de Nando Parrado, sobrevivente da queda de um avião em 1972 em plena Cordilheira dos Andes, onde ele e seus amigos permaneceram por setenta e dois dias até serem resgatados graças à coragem e fé de Nando que andou dezenas de quilômetros atrás de ajuda. Uma historia real comovente de superação, luta, união e esperança. Passaram por situações que vão além do extremo para conseguirem sobreviver à temperatura abaixo de zero, a fome, com ferimentos e nada que lhes desse suporte. Ajudaram com bravura uns aos outros, se alimentaram de carne humana de seus amigos já falecidos devido à queda do avião, ferimentos, frio e fome. Um feito impressionante e admirável. Uma história trágica, porém bela em seu contexto de amor e amizade. Com letras médias e páginas pequenas, a leitura é fácil e envolvente. Bem escrito e descritivo. Nando, após a queda do avião, ficou inconsciente alguns dias devido a uma fratura no crânio. Perdeu a mãe e a irmã neste acidente e lutou para sair de lá pensando em seu pai e na dor que sua possível morte causaria. Minha ressalva é apenas ao fato de Roberto Canessa ter sido tão destemido e herói quanto Nando e ser retratado como coadjuvante. Canessa é um personagem que gostei bastante por sua personalidade forte. Fica evidente que todos os dezesseis sobreviventes só o conseguiram graças à solidariedade mútua e ajuda uns dos outros. Com a organização de Marcelo – o capitão do time, com o humor de Carlitos, com a coragem de Tintin, os primeiros socorros de Gustavo Zerbino, as ideias criativas de vários para ajudar no dia-a-dia, a perspicácia de Roy que após a avalanche salva vários dos amigos e assim por diante. A união de todos em se abraçar a noite para manter o corpo minimamente aquecido e dividir com exatidão um gole de vinho e um quadrado de chocolate cada um como refeição durante os primeiros dez dias. Confesso que chorei igual criança quando eles conseguem ajuda e são resgatados dos Andes, mesmo já conhecendo bem a história.

O livro, inclusive me despertou o interesse de assistir dois documentários sobre a história que gostei bastante, um sendo “Estou vivo! Milagre nos Andes”. O livro narra também à vida dos jovens antes do acidente e depois que eles voltam para casa, reestruturando suas vidas, casando e tendo filhos, não se atendo apenas ao desastre. Adorei a leitura e a recomendo para quem gosta de um bom drama.

Sinopse oficial: Outubro de 1972. O avião Fairchild F-227 da Forças Aéreas Uruguaia, que levava um time uruguaio de rugby, Old Christian’s Club de Carrasco, acompanhado de familiares e amigos para um amistoso no Chile, cai em algum lugar nas profundezas dos Andes. Dos quarenta e cinco passageiros a bordo, vinte e nove sobreviveram à queda e apenas 16 são resgatados com vida naquele que ficou conhecido com um dos mais célebres desastres aéreos da História. Em ‘Milagre nos Andes’, o uruguaio Nando Parrado – principal responsável pelo resgate de seus amigos nas montanhas após 72 dias de agonia – é o primeiro dos sobreviventes a contar, com extraordinária franqueza e sensibilidade, a sua própria versão do acidente. O resultado supera o simples relato de uma aventura real; é um olhar revelador sobre a vida à beira da morte.

Beijos, uma ótima semana e até a próxima. 🙂

Anúncios

8 comentários sobre “Resenha de Livros: Milagre nos Andes – Nando Parrado.

  1. OLA.SOU TOTALMENTE APAIXONADA POR ESSA HISTORIA .PAIXÃO Q COMEÇOU COM O FILME VIVOS.VI, ACHO Q TODOS DOCUMENTÁRIOS E ENTREVISTAS DOS SOBREVIVENTES.AI FUI ATRAS DOS LIVROS.O PRIMEIRO Q LI FOI Milagre nos Andes – Nando Parrado .E ACABEI DE LER :OS SOBREVIVENTES DE PIERS PAUL READ .E JA TEM OUTROS Q QUERO LER MAIS TENHO Q ESPERAR A TRADUÇÃO. UMA DICA PARA VC CONSEGUIR O LIVRO OS SOBREVIVENTES DE1972 É O SITE ESTANTE VIRTUAL NELE HÁ VARIOS TITULOS ANTIGOS NELE CONSEGUI O LIVRO.

    Curtido por 1 pessoa

      1. AMEI.ELE É MUITO MAIS DETALHADO Q O DO NANDO PARRADO.TEM QUE TER UMA CERTA CORAGEM PRA CONTINUAR A LEITURA QUANDO COMEÇA A TOCAR NO ASSUNTO EM QUE ELES TIVERAM QUE COMER A CARNE HUMANA. NÃO FOI TÃO SIMPLES COMO A GENTE IMAGINA.MINHA PROXIMA LEITURA SERÁ O SOCIEDADE DA NEVE DE PABLO VIERCI.ENTÃO PROCURA NO SITE ESTANTE VIRTUAL TEM DELE E O PREÇO É BEM BARATO A PARTIR DE R$4,00 .

        Curtido por 1 pessoa

      2. Maria De Lourdes Morais

        É seguro sim.Os últimos cinco livros q li comprei pelo site.Além de vc poder escolher o preço mais acessível e uma cidade mais próxima da sua .Entrega rápida.Você não vai se arrepender.Bjs

        Curtido por 1 pessoa

  2. Maria de Lourdes Morais

    Demorei muito mas terminei de ler “A SOCIEDADE DA NEVE”.A demora se deu porque esse achei mais difícil. Trás o relato de cada um dos sobreviventes. O sofrimento sentido por cada um e a visão que cada um teve do acidente e dos dias passados na montanha. Achei triste,mas continuo apaixonada pela história. Se vc tiver lido os livros espero que tenha gostado como eu. Que venham os próximos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s