Resenha de Livros: A menina feita de espinhos – Fabiane Ribeiro.

photogrid_1479231740271

Universo dos livros – 2015- Literatura brasileira – 352 páginas – Nota 4♥♥♥♥.

Bom dia, leitores.

Este livro eu comprei por indicações e bons comentários em canais literários, por ser nacional e estar com desconto na livraria. Ele estava me esperando para ser lido há uns meses e somente agora o li. Formato pequeno de altura e largura, com letras médias, a leitura é muito rápida. Não possui “orelhas”, o que para mim sempre pouco importa. A capa me despertou o interesse, por mostrar uma jovem bonita e melancólica SEM espinhos, o que me fez imaginar que ela seria curada ou tratada de sua anomalia no decorrer da história. O começo é empolgante e muito cativante. Você cria um vínculo com a protagonista. Porém não elucidou todas as minhas dúvidas, como por exemplo, o fato de ninguém poder tocá-la nunca e essa questão quando ela era um bebê, porque, afinal, precisava ser alimentada, ninada, trocada e lavada e estou com essa dúvida até agora, pois não foi explicado.

Escrito em primeira pessoa, as palavras são de fácil entendimento. Até a metade do livro eu gostei demais e minha nota seria cinco, porém a história perdeu o fôlego, o foco e o frescor. Deixou de ter muitas novidades e se tornou repetitivo, pois a menina repetia dez vezes as mesmas coisas. Torna-se um pouco cansativo. Não deixa de ser interessante, mas perde o lado de ficção e fantasia e se torna um livro de autoajuda, onde a protagonista deixa de viver sua história para nos passar lições/aprendizados/ensinamentos/conselhos. A história é boa, bela e trágica. Mostra todas as nuances da vida de Kat de forma sutil. Passeia pelos acontecimentos durante toda a vida da jovem querendo nos mostrar muitas coisas e isso é bom. A base do livro é o amor e os personagens secundários são relevantes. Mesmo com o fato de que eu esperasse outra coisa e tenha declinado suavemente, não posso deixar de recomendar porque o lema do livro é “Este livro é para aqueles que sabem conviver com espinhos, aceitam o diferente e amam sem medos ou preconceitos”. Lema para a  vida inteira e ainda passado de forma poética. O final do livro foi um pouco surpreendente.

Sinopse oficial: Eu nasci assim. Com espinhos venenosos sobre toda a minha pele. Repelindo, assustando e repugnando as pessoas. Eu aprendi, após receber tantos olhares de repugnância, que há beleza em tudo. Há beleza na tristeza e na dor, até mesmo na raiva. E há beleza na vida, em suas despedidas e desencontros. Este livro é para aqueles que sabem conviver com espinhos, aceitam o diferente e amam sem medos e preconceitos. Para quem sabe que vai sentir dor em vários momentos da vida, mas não desiste. Quem gosta de giz de cera, bichos de pelúcia e rosas vermelhas. Para os que sabem chorar. De verdade. Não apenas derramar lágrimas. E vêem beleza em tudo. Absolutamente tudo. Mas se você não é assim, este livro ainda é para você, porque celebra as diferenças.

Beijos e até logo.

Anúncios

4 comentários sobre “Resenha de Livros: A menina feita de espinhos – Fabiane Ribeiro.

  1. Eu fiquei meio na dúvida, depois da sua resenha não sei se leria ou não esse livro. A ideia é muito interessante, uma pessoa cheia de espinhos (apesar das falhas que você apontou e do final surpreendente). Mas, não sei… como a história vai perdendo o fôlego… fiquei meio na dúvida se realmente vale a pena. eheheh 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ele vale a pena, mas o que eu quis mostrar é que ele não é uma história ou ficção, ele é mais um livro de ensinamentos e dicas, no estilo autoajuda, eu não esperava por isso e me decepcionei. Depende do estilo que você gosta. Pelo que você escreveu o que te chamou a atenção foi a fantasia da menina com espinhos, mas não é um livro de aventura. Espero ter ajudado. Beijo.

      Curtir

  2. Pingback: Novembro/2016: Resumo do mês = Livros lidos, comprados e a tentativa de leitura múltipla. – umapaixaochamadalivrosblog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s