Resenha de Livros: O navio das noivas – Jojo Moyes.

photogrid_1481588151483

Intrínseca – 2016 – Romance inglês – 384 páginas – Nota 4♥♥♥♥.

Bom dia, leitores.

É verdadeiramente um milagre não dar nota cinco para um de seus romances, porém eu já tinha essa intuição antes mesmo de comprar o livro. O que acontece é que devido ao grande sucesso da autora, suas obras mais antigas foram lançadas no Brasil pela editora Intrínseca, que domina os direitos da autora por aqui. Portanto este livro foi escrito antes dos sucessos dela. E eu acredito que a prática leva à perfeição, o que significa que a autora provavelmente vem melhorando com o passar dos anos. Este título foi escrito em 2005 e lançado apenas em 2016 aqui no país. O mesmo ocorre com Nada mais a perder e O som do amor. Possivelmente nem comprei esses dois títulos e esperarei por um lançamento de verdade da Jojo Moyes.

Em letras médias e espaçamento pequeno, a leitura é em velocidade mediana e a capa me atraiu bastante.

Claro que a autora traz nesse livro suas marcas registradas, brincando com o passado e presente. Alguém nos dias atuais que conta uma história pertencente ao seu passado. Utiliza o período da guerra, em 1945, outro fator conhecido dela. Mescla histórias de mulheres singulares, em primeira pessoa. Gosto bastante da narrativa, da descrição na medida certa, mas neste livro eu só me senti envolvida com a história na metade das páginas. É possível que eu só tenha insistido por ser quem ela é. Eu sabia que viria algo bom. E foi, mas nem tanto assim. Conseguiu me surpreender um pouco e claro, a trama do casal foi o que me prendeu, mas eu talvez esperasse mais. O livro é ficcional, porém a autora se inspirou na avó que viajou em um daqueles navios. Os personagens secundários não me prenderam, apenas as quatro mulheres e a história de Nicol. Segue uma ordem cronológica de tempo enquanto se passam as seis semanas, tendo início umas semanas antes do embarque e com passagens da juventude das mulheres. Por ordem de preferência, Frances, uma mulher forte, corajosa e batalhadora; Maggie, uma moleca extrovertida e família; Jean, uma moça espevitada e sem qualquer filtro ou pudor; Avice, uma jovem rica, fútil e ligada as aparências. As histórias delas se cruzam quando precisam dividir a mesma cabine no navio e aos poucos vamos entendendo suas histórias e suas maneiras de ser. Até Avice se torna maleável no final. É um bom livro, mas bem abaixo dos outros da autora.

Sinopse oficial: Austrália, 1946. É terminada a Segunda Guerra Mundial, chega o momento de retomar a vida e apostar novamente no amor. Mais de seiscentas mulheres embarcam em um navio com destino a Inglaterra para encontrar os soldados ingleses com quem se casaram durante o conflito. 
Em Sydney, Austrália, quatro mulheres com personalidades fortes embarcam em uma extraordinária viagem a bordo do HMS Victoria, um porta-aviões que as levará, junto de outras noivas, armas, aeronaves e mil oficiais da Marinha, até a distante Inglaterra. As regras no navio são rígidas, mas o destino que reuniu todos ali, homens e mulheres atravessando mares, será implacável ao entrelaçar e modificar para sempre suas vidas. Enquanto desbravam oceanos, os antigos amores e as promessas do passado parecem memórias distantes. Ao longo da viagem de seis semanas — apesar de permeada por medos, incertezas e esperanças — amizades são formadas, mistérios são revelados, destinos são selados e o felizes para sempre de outrora não é mais a garantia do futuro que foi planejado. Com personagens únicas e uma narrativa tocante, Jojo Moyes conta uma história inesquecível que captura perfeitamente o espírito romântico e de aventura desse período da História, destacando a bravura de inúmeras mulheres que arriscaram tudo em busca de um sonho.

Beijos e até logo.

Anúncios

Um comentário sobre “Resenha de Livros: O navio das noivas – Jojo Moyes.

  1. Pingback: Dezembro/2016: Livros comprados. – umapaixaochamadalivrosblog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s