Seriados: The Affair – 1° temporada – 2014.

Bom dia, lindos.

Mais uma série assistida e ainda que tardia, pois na gringa já está pra sair a quarta temporada e eu ainda estou na segunda, eu adorei. Comecei a assistir essa série por causa de Joshua Jackson, que está no elenco, o eterno Pacey de Dawson´s Creek, por quem fui apaixonada na adolescência.

4

História: Uma série produzida pelo canal a cabo Showtime nos Estados Unidos, criada por Sarah Treem e Hagai Levi, mostra a história de dois personagens que tem um caso extraconjugal e as conseqüências emocionais que isso traz a eles e suas famílias. Separado em duas partes em cada episódio, temos as perspectivas da história a partir do ponto de vista de Alison e Noah contando as mesmas coisas com uma visão distinta. Usado como memórias contendo o passado em comum dos protagonistas, observamos uma visão feminina e masculina bastante incongruentes.

Quantidade de capítulos: São dez capítulos por temporada, cada capítulo com aproximadamente cinqüenta e oito minutos cada.

Abertura: The Affair, em tradução literal como O Caso, tem a abertura mostrando uma praia, o mar, cenas sensuais de casais sem rosto, uma criança correndo pela praia e páginas de livros, tudo que é contexto na história, assim como imagens dos próprios personagens. Existe uma sensação de afogamento durante as imagens no mar, que coincide com o que os personagens passam após o caso de Noah e Alison ter início.   

THE AFFAIR

Trilha sonora: A música tema de abertura é de Fiona Apple chamada Container, escrita especialmente para o seriado. A canção conta a história de uma mulher que morre ao gritar de um lugar alto, que desencadeia uma avalanche que mata um homem. Que pode-se dizer, encaixa com o enredo da série.

Imagem: As imagens mostram bem o local praiano, assim como o fato de Alison se deslocar para todos os lugares com sua bicicleta, dando a sensação de cidade pequena e interiorana. Não existe efeitos especiais ou um tratamento especial nas imagens, portanto não é algo que chame a atenção.

Cenas: As cenas trabalham bem em separado para que entendamos os dilemas dos quatro personagens, ainda que Helen e Cole não tenham o privilégio de expor seus pontos de vista. Isso me causou certo incomodo, pois parece injusto com eles. Parecem bons esposos e é como se não merecessem a traição que sofrem, ainda que Alison e Noah tentem culpá-los por seus deslizes e fracassos. O caso extraconjugal funciona como uma válvula de escape para que os dois fujam de suas vidas frustradas.E isso não é bom, pois não consegui sentir empatia pelos dois, apenas pelos outros dois traídos. Como se os personagens principais não merecessem e não estivessem à altura de Cole e Helen.

Personagens principais: Temos Alison (Ruth Wilson), uma garçonete que trabalha em um restaurante popular na cidade de Hamptons, que tenta superar ao lado do marido, Cole (Joshua Jackson) a perda de um filho de quatro anos, além da luta de Cole para manter o casamento estável e o rancho de sua família funcionando, mesmo com diversos problemas financeiros. Até que surgem na cidade um casal Noah (Dominic West) e Helen (Maura Tierney) com seus quatro filhos menores de idade que estão passando as férias na casa dos sogros de Noah existente no local. Casados há dezessete anos, ele é professor e escritor e está sofrendo um bloqueio para escrever seu segundo livro, enquanto Helen tem uma loja de artigos artesanais.

Secundários: Temos a presença constante dos quatro filhos de Noah, Martin, Trevor, Stacey e Whitney Solloway. Max, o melhor amigo de Noah tem o papel de ajudar e consolar o amigo, o Detetive Jeffries, o pai e a mãe de Helen, que interferem no casamento da filha em todos os momentos, os três irmãos de Cole e suas mulheres, além da mãe dele. A mãe de Alison também tem papel importante para entendermos a personalidade de Alison, assim como a avó dela. Temos ainda Oscar, o chefe de Alison e Jane, sua amiga de trabalho. Para finalizar temos a presença de Harry, editor de Noah.

5

3
Só quero expressar o quanto não concordo com a troca que Alison fez haha

 

Referências: O que fica bastante claro é a diferença entre as memórias dos protagonistas, na qual Noah trata como se fosse um caso de somente sexo e como Alison é explorada  corporalmente na visão dele, enquanto na dela, existe um contexto de romance presente. Na visão dele é como se ele quase fosse obrigado a ter o caso e na de Alison é como se ele a resgatasse da depressão, pois ela se vê bastante deprimida. Temos um elemento chave que é um assassinato que envolve os personagens e que vamos tentando descobrir quem morreu e quem matou ao longo da temporada, sem saber qual das histórias é verdade e qual é fantasia. Temos ainda alguns elementos importantes que acrescentam drama à história, como a relação com drogas na família de Cole e o envolvimento da filha de Noah com um dos irmão de Cole.

Gêneros: Drama e Romance.

Ganchos: O gancho se mantêm pois a solução para o caso do assassinato se arrasta durante os episódios enquanto pistas vão sendo dadas a quem assiste, bem aos poucos. Cumpre bem o papel. Apenas há um problema entre o terceiro e quarto capítulo da temporada, pois perde o fôlego e fica parecendo enrolação. Quase senti vontade de parar de assistir, mas a partir do quinto episódio a série volta a ficar interessante até o final.

Final: Esperava mais, devo admitir. Mas é um seriado sem prazo de validade para acabar, então muitas dúvidas nos seguem para a segunda temporada e ficamos na busca de respostas, com uma sensação de vazio.

2

Recomendo?: Sim, recomendo.

Beijos e até a próxima.

Anúncios

3 comentários sobre “Seriados: The Affair – 1° temporada – 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s