Resenha do livro A sombra do vento – Carlos Ruiz Zafón.

PhotoGrid_1516894273104

Editora Objetiva – 2004 – Literatura espanhola – 344 páginas – Nota 5 (Favorito).

Boa tarde queridos leitores,

Vamos à resenha desse maravilhoso livro.

Quem preferir pode conferir pelo YouTube Vídeo Resenha

Motivo da compra/ leitura: No final de 2017 ouvi falar tão bem deste livro em um canal literário que me despertou o interesse na hora. Em seguida, fui ao site da biblioteca circula da Prefeitura da minha cidade e descobri três exemplares na biblioteca próxima de casa. E assim o peguei por empréstimo para ler. Já tinha lido outra obra do autor, porém me lembro que na época não gostei muito do livro, “O príncipe da névoa” que adquiri pela internet comprando por um baixo valor. E bom, este novo livro me encantou.

Referências: Fez grande sucesso na Espanha e Alemanha. Este livro foi finalista de prêmios literários espanhóis. O autor escreve para jornais atualmente. Conta um pouco de como foi o período de guerra e pós-guerra no país.

Capa e título: Não achei o título impactante, mas sim ao estilo do autor que adora brincar com elementos da natureza. Já a foto da capa é auto ilustrativa, mostrando um homem e um menino em uma rua deserta e ventosa de décadas passadas. Porém não sei a qual pai e filho representam, se Daniel como filho ou como pai.

Formato do livro: Apesar da história me prender bastante, a leitura é demorada pois quase não há margem e bordas e a letra escolhida é pequena, então cada página leva mais tempo para ler do que o habitual.

Escrita: O livro é narrado em primeira pessoa pelo protagonista Daniel, meu estilo preferido e embora seja uma narrativa bem descritiva de lugares e objetos, não cansa o leitor.

História: A história acontece em 1945, em Barcelona, quando aos onze anos, Daniel é conduzido pelo pai a um cemitério de livros esquecidos, na verdade trata-se de uma biblioteca abandonada de propriedade particular e através das prateleiras ele escolhe um livro aleatório para carregar consigo. A partir da leitura desse livro, escrito por Julián Carax, Daniel deseja encontrar os outros livros do autor e parte nessa missão com a ajuda de várias pessoas. Descobre a história de vida de Carax e como tudo é incerto e nebuloso. Todo o passado vai se desvendando aos poucos e o livro é recheado de reviravoltas e enigmas. Ao mesmo tempo em que Daniel ajuda Fermín, um morador de rua que também está ligado aos acontecimentos e um inspetor de polícia chamado Fumero que começa a perseguir Daniel. Com dois plot-twists maravilhosos a história se desenrola muito rapidamente, envolvendo inúmeros personagens e suas histórias. Um livro para ser devorado, que quando você acreditar ter entendido tudo, descobre que nada sabe. Ainda conta com um fator especial porque o que une os principais enredos da história são os livros.

Gênero: Suspense, mistério, drama, romance e aventura.

Personagens Principais: Temos Daniel que é o protagonista e o que mais me cativou na história toda, mas temos muitos outros personagens fundamentais e interessantes na história como o autor Carax e Fermín com suas histórias tão boas quanto.

Personagens Secundários: Os personagens secundários foram incrivelmente bem trabalhados e tiveram suas histórias minuciosamente retratadas como Dom Gustavo Barceló, sua sobrinha Clara e Bernarda, também Fumero, Fernando Ramos, o padre e amigo de colégio de Carax, toda a família Aldaya, sendo Dom Ricardo, Jorge e Penélope, Jacinta, empregada dos Adaya, o amigo de Daniel, Tomás e a irmã dele Beatriz Aguilar, Isaac e sua filha Nuria Monfort e Miquel Moliner, amigo de Carax por toda a vida, os pais de Carax, Antoni Fortuny e Sophie Carax e ainda Dom Frederico, vizinho de Daniel. A forma como a vida de todos esses personagens se cruzam é impressionante. E como a própria vida de Daniel se assemelha a de Julián também é bem elaborado e criativo.

Observações: É um livro para ser lido de forma concentrada para não se perder em meio a tantos personagens, histórias e mistérios. Aproveito para deixar registrada minha admiração pelo Miquel Moliner.

Trecho preferido: As últimas 100 páginas são muito boas e as histórias que mais me marcaram foram a história contada por Nuria Monfort e o desfecho envolvendo Beatriz, Daniel e Julián. Páginas preferidas: 268, 298, 325, 332, 340.

Recomendo? Sim, muito. Tornou-se um favorito meu.

Sinopse oficial: A história começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Seu pai, ao ver Daniel triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe (já morta), lhe dá um presente: de madrugada, leva-o a um misterioso lugar no coração histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido por poucos na cidade, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de A Sombra do Vento, do também barcelonês Julián Carax. Daniel fascina-se sobre o livro e, ao buscar mais informações sobre o autor, descobre que quase ninguém o conhece e que alguém anda queimando todos os exemplares de seus livros. Então começa uma grande aventura que percorre as ruas da ilustre cidade de Barcelona, atravessando as fronteiras do tempo e da imaginação. Com um toque de romance, mistério e aventura.

Beijos e até o próximo post. 🙂
Anúncios

6 comentários sobre “Resenha do livro A sombra do vento – Carlos Ruiz Zafón.

  1. Nossa, eu já estava meio de olho nesse livro desde Weir participei de um sorteio dele (o qual não ganhei) , mas não sabia muito do que se tratava. Agora me deu realmente vontade de ler, o meu único problema será sobre a margem e a letra pequena… Não gosto de ler livro com letras pequenas i.i

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s