Livro O ódio que você semeia – Angie Thomas.

Boa tarde, leitores.

Transformador. Catártico. Poderoso. Real. Cruel. Dramático.

Esse é um daqueles #livros que de tão incrível e potente fica difícil escrever sobre. Difícil porque não estou a sua altura. Difícil porque sou branca e privilegiada. Difícil porque estamos em um momento político que incita a violência e a opressão. E não quero que esta obra seja diminuída.

Esse livro deveria poder ser lido por todas as pessoas. Principalmente pelas que não sofrem preconceito. Para gerar empatia e humanidade. Para quem estuda sobre igualdade social, consciência de classe e preconceito racial este livro é um soco no estômago.

E terá adaptação cinematográfica estreando aqui no Brasil em Dezembro. Já vi o trailer do filme de mesmo nome da obra e fiquei arrepiada e ansiosa para assistir.

Conta a história de Starr, uma adolescente de 16 anos, negra, moradora do gueto dos EUA, que presencia o abuso policial e o assassinato de seu amigo Khalil por causa de uma escova de cabelo. É trágico porque há duas semanas um homem negro foi morto aqui no Brasil por portar um guarda chuva.

Mas o livro vai muito além. Traz muitos ensinamentos e esclarecimentos. Como Tupac dizia “o ódio que você passa pras criancinhas fode com todo mundo” #thuglife e fica bastante fácil entender o porquê.

A sociedade discrimina desde a infância a população negra e pobre, consequência da escravatura e do racismo, não fornecendo educação, saúde, moradia e emprego digno e espera que desapareçam. Quando o ódio destinado a população negra se volta contra a sociedade, esta finge não entender. Ou comemora o assassinato dessas pessoas.

É latente como a autora através da narrativa e história nos abre ainda mais os olhos, nos tornando conscientes.

Como as vítimas de homicídio quando jovens, negras e periféricas, não têm justiça. A vítima se transforma em culpado. Bem semelhante a quando uma mulher é vítima de agressão física ou sexual. E a importância e a necessidade de uso de nossas vozes e forças para mudar a realidade.

#thehateugive #oodioquevocesemeia #angiethomas #galerarecord #2018 #ficçaojuvenilamericana #notacinco #favorito #leitora #leitura #literaturaestrangeira #dicadelivros #book

Recomendo muito!

Beijos e até a próxima 📚.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s