Livro As vinhas da ira – John Steinbeck.

Bom dia, leitores.

Esse ano, uma das minhas prioridades literárias era a #leitura de #classicos.

O livro traz como tema central a famosa busca à terra prometida. Em como manter a dignidade em meio ao caos e a extrema pobreza.

O início do #livro foi bastante arrastado, como senso comum de livros volumosos, ele é bem detalhista e íntimo. Mas a fluência acontece no decorrer da história, quando buscamos descobrir o que acontece com essa família.

Esperava um pouco mais do final, mas ainda assim, é ótimo.

#familia #uniao #empatia #generosidade #solidariedade #flexibilidade #trabalho #justicasocial #capitalismo #fome são alguns dos tópicos presentes durante toda a narrativa.

É o tipo de literatura que nos toca e emociona. Nos traz reflexões e ensinamentos.
“Um sujeito tem uma parelha de cavalos; lavra com eles e cultiva a terra e ceifa com eles. E nunca teria deixado que morressem de fome quando não trabalhassem. É que são cavalos, e nós somos homens”. Pág 546.

Publicado em 1939, ”As vinhas da ira” marcou o auge da carreira do autor e também um documento social e marco da literatura. O livro representa o confronto entre indivíduo e sociedade, através da epopéia da família Joad, expulsa pela seca dos campos de algodão de Oklahoma, para tentar a sobrevivência como boias-frias nas plantações de frutas do Vale de Salinas, na Califórnia. Steinbeck retratou a situação do homem moderno diante das dificuldades, a pobreza e a privação em um universo feroz, protagonizado por vítimas da competição e párias sociais. Tão americano quanto universal, o autor exibe na vida e na arte irredutíveis paradoxos, provocados pela tensão entre instinto e mente, natureza e história, a civilização e seus descontentes. ”As vinhas da ira” é a prova de que homens em lugares e situações comuns podem ser tocados pela intensidade e conduzidos a imortalidade.

#asvinhasdaira #johnsteinbeck #record #2009 #edicao #romance #americano #notaquatro #thegrapesofwrath #leitora #dicadelivros

Beijos e até a próxima 📚.

Anúncios

Um comentário sobre “Livro As vinhas da ira – John Steinbeck.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s