Livro: O mito da beleza – Naomi Wolf.

Boa noite leitores,
Este #livro eu consegui em formato digital, tinha ouvido ótimas críticas e levei um mês pra ler. E explico o motivo. Esse tipo de #leitura #naoficcao com muita referência bibliográfica, estudos, dados, estatísticas e pesquisa contém tanta informação e análise que eu gosto de ler aos poucos, tentando focar no capítulo apresentado e refletir sobre ele. O achei importante e necessário. Aquele tipo que todos deveriam ler, principalmente as mulheres. Ele basicamente retrata o aprisionamento de mulheres através da cultura da perfeição, tentando alcançar o impossível. Uma tripla jornada, onde a última que deveria ser o lazer é substituída pela beleza apenas para manter a primeira e segunda (trabalho e casamento). Difícil trazer os fatores essenciais da obra porque são muitos. Então fica minha #dicadeleitura.
Ele aborda dentro do mito da beleza questões como trabalho, religião, cultura, sexo, fome e violência, finalizando com algumas ações para além do mito.
Único fator que me decepcionou é a narrativa pautada em mulheres brancas, classe média e de países desenvolvidos. Ainda que essas mulheres sejam oprimidas, precisamos evidenciar que são status de privilégio.

Sinopse: Clássico que redefiniu nossa visão a respeito da relação entre beleza e identidade feminina. A jornalista afirma que o culto à beleza e à juventude da mulher é estimulado pelo patriarcado e atua como mecanismo de controle social para evitar que sejam cumpridos os ideais feministas de emancipação intelectual, sexual e econômica conquistados a partir dos anos 1970. As leitoras e os leitores encontrarão exposta a tirania do mito da beleza ao longo dos tempos, sua função opressora e as manifestações atuais no lar e no trabalho, na literatura e na mídia, nas relações entre homens e mulheres e entre mulheres e mulheres. Traz assuntos difíceis, como distúrbios alimentares e mentais, desenvolvimento da indústria da cirurgia plástica e da pornografia.

Beijos e até a próxima 📚🧡.

#omitodabeleza #naomiwolf #rocco #1992 #sociologia #notacinco #leitora #lendo

6 comentários sobre “Livro: O mito da beleza – Naomi Wolf.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s